Resultados

Além da implantação e operação da Rede GIGA, o projeto idealizou a estruturação de atividades de pesquisa e desenvolvimento nas áreas temáticas de Redes Ópticas e de Serviços Experimentais de Telecomunicações.
 

Neste contexto, foram distribuídos temas de pesquisa para os diversos grupos universitários brasileiros e, em seguida, solicitou-se que as universidades submetessem projetos de pesquisa nos temas selecionados. Os melhores projetos foram escolhidos de forma aberta, por um Comitê de Seleção, do qual participaram inclusive representantes da FINEP. Desta forma, foram assinados 23 contratos de pesquisa do CPqD com universidades e instituições de pesquisa.

Por outro lado, a RNP coordenou 33 subprojetos, com equipes de 45 instituições, distribuídas por 15 estados, nas áreas de Gerenciamento de Redes Avançadas, Aplicações Multimídia de Tempo Real, Protocolos de Rede e de Transporte em Redes Avançadas e Aplicações Distribuídas em Larga Escala.

Os resultados também são significativos em termos de Produção Científica do Projeto GIGA (CPqD). Até o momento foram produzidos:

  • 6 pedidos de patentes depositadas
  • 105 artigos publicados
  • 34 teses de mestrado e doutorado
  • 213 relatórios técnicos