Parceiros

Entre os valores preconizados para o Projeto GIGA, os quais norteiam as ações dos profissionais envolvidos no dia a dia das atividades planejadas, destacam-se a colaboração e a integração. Neste contexto, podemos destacar as entidades parceiras diferenciadas por seu envolvimento e interesse no Projeto GIGA, sendo elas:

RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

Trata-se de uma parceira com forte presença no desenvolvimento e na articulação do Projeto GIGA com outros projetos e iniciativas similares de redes experimentais, no Brasil e no Exterior. Entre os seus interesses no projeto destacam-se a promoção de estudos e experimentações de novas arquiteturas de redes que suportem o desenvolvimento das "redes do futuro", além de experimentações avançadas na Rede Experimental de Alta Velocidade do Projeto GIGA.

Governo

Parceiro imprescindível para viabilização do Projeto GIGA, em função da cessão de recursos de fomento por intermédio do FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) e da agência Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Entre os interesses no projeto estão a transferência do conhecimento e da tecnologia concebida no âmbito do projeto à indústrias nacionais, visando contribuir para a competitividade tecnológica do país, e a disponibilidade da rede experimental de alta velocidade como "laboratório aberto" ao meio acadêmico, empresas e indústrias brasileiras.

Operadoras de Telecomunicações

São fundamentais para concepção e manutenção da Rede Experimental de Alta Velocidade do Projeto GIGA, em função da disponibilidade de acesso às fibras ópticas apagadas necessárias para implantar e expandir a rede, as quais são iluminadas por equipamentos do próprio projeto. Entre os interesses das operadoras destaca-se a possibilidade de acompanhar os resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimentos definidas para o Projeto GIGA e a possibilidade de utilizar a Rede Experimental para realizar testes avançados de novos serviços, aplicações e equipamentos, antes de implantar em suas respectivas redes. Neste contexto, as operadoras parceiras do Projeto GIGA são as seguintes:

Indústrias


São parceiras vitais para a concretização da finalidade do projeto - inovações tecnológicas. Entre os interesses das indústrias no Projeto GIGA estão os resultados científicos e tecnológicos concebidos durante o ciclo de P&D e a utilização da rede experimental como ambiente de validação e testes avançados de tecnologias de produtos e serviços. Sob esta perspectiva, podemos destacar, ao longo do projeto, os seguintes parceiros industriais:

Universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT)

São parceiros tecnológicos de grande relevância para os objetivos preconizados para o projeto. Entre seus interesses destacam-se a colaboração nas atividades de pesquisa e desenvolvimento e a utilização da rede experimental como ambiente de validação e testes avançados de tecnologias de redes e de serviços voltados para aplicações de banda larga.


Outros Projetos

Todo e qualquer projeto de rede experimental de pesquisa, seja uma iniciativa nacional ou internacional, é um potencial parceiro do Projeto GIGA. Neste caso, o propósito é integração de pesquisadores com o foco na colaboração em atividades experimentais, através do compartilhamento de redes ópticas. Entre os projetos com parceria assegurada com o Projeto GIGA, estão:

Usuários da Rede GIGA

Qualquer entidade com interesse ou necessidade de experimentar aplicações, serviços, produtos e tecnologias em uma rede de alta velocidade, pode se tornar um usuário da rede experimental do Projeto GIGA.