P&D‎ > ‎

Desenvolvimento de dispositivos para 40 Gb/s

Compensador de PMD Monocanal
Pesquisa aplicada, resultando em protótipo laboratorial e respectiva prova de conceito, para compensação de PMD monocanal (Figura abaixo). Conforme o esquema, um compensador de PMD monocanal consiste em um controlador de polarizador e uma linha de atraso diferencial (linha de DGD programável) que podem ser controlados dinamicamente. Um sistema de monitoração de PMD deve ser usado como entrada para um algoritmo para realimentar tanto o controlador de polarização como a linha de DGD a fim de anular a PMD no canal de interesse. A busca do melhor algoritmo e esquema de monitoração deve ser o foco para este desenvolvimento. Nesta fase, consideramos o uso da medida de DOP (grau de polarização) da luz, como sinal de feedback para o algoritmo de compensação (Downhill simplex).




Coordenador Técnico

Prazo Planejado (36 meses)
  • Início do subprojeto: 11/2009

  • Término previsto: 04/2012


Resultados Previstos
  • Estudo, projeto e montagem laboratorial do sistema de compensação de PMD monocanal.

  • Testes do sistema proposto.

  • Publicação de artigos.


Resultados Alcançados
  • Implementação experimental do sistema proposto. Foi montado um setup experimental no laboratório LASOR para testes e implementação da técnica


Impacto da PMD na DOP
  • A fim de realizar um compensador de PMD monocanal, estudamos o impacto no diagrama de olho de um sinal transmitido a 10Gb/s NRZ. Nestes estudos eliminamos todas as outras variáveis que poderiam causar degradação no sistema, principalmente a dispersão cromática. Isto é feito utilizando apenas fibras (de poucos quilômetros) com alta PMD logo após a transmissão e eventualmente módulo de atraso diferencial de grupo – DGD – sintonizáveis. Ao mesmo tempo em que analisamos o diagrama de olho, observamos o valor da DOP para verificar experimentalmente se tal grandeza pode ou não ser utilizada como sinal de feedback para o algoritmo de compensação. Os resultados estão mostrados nas Figuras abaixo.


Evolução da DOP (grau da polarização) em função do tempo para um período de 4 dias. Fibra com PMD de 22 ps utilizada.



Diagramas de olho nos pontos onde a DOP é máxima e mínima (pontos A e B da Figura acima).



Compensador de PMD monocanal usando algoritmo downhill simplex:


Diagramas de olho não compensado (Esq.) e compensado pelo algoritmo downhill simplex (Dir.).




Próximos Passos
  • Testes sistêmicos a 10 e/ou 40 Gb/s


Links Relacionados