Notícias‎ > ‎

Equipe do Projeto GIGA presente na 1ª Conferência Web W3C Brasil

01/12/2009

A 1ª Conferência Web W3C Brasil, realizada em São Paulo, nos dias 23 e 24 de novembro, contou com a participação do pesquisador do Projeto GIGA, Isidro Lopes da Silva Neto, que realizou, a convite do próprio W3C Brasil, a apresentação intitulada “Web semântica, Web Services e Mobile” e a demonstração de uma aplicação móvel que permite a navegação em uma rede de serviços semanticamente relacionados.

Dentre os serviços apresentados encontram-se alguns relacionados à distribuição de mídia digital tal como vídeo-blogs, acesso ao You Tube e a conteúdos da TV Cultura, com a qual o Projeto GIGA possui parceria. No celular foi possível exibir um episódio de um dos programas: “Nossa Língua Portuguesa”, “Minuto Científico” e “Cenas do Século”, que correspondem a material de apoio para aulas de Português, Ciências e História, respectivamente.

A solução é baseada num Gateway de Serviços implantado na rede experimental do Projeto GIGA e de um Browser de Serviços. Este último é a aplicação móvel que foi usada para demonstração da solução no evento.

A conferência possibilitou a reflexão sobre diversos temas relacionados à acessibilidade e usabilidade, web semântica, mecanismos de busca, mobilidade, governo eletrônico, segurança, redes sociais, dentre outros no contexto de tendências e boas práticas de utilização da web fixa e móvel. Neste contexto, a utilização de semântica na “web de serviços” se apresenta como uma tendência muito forte e, como tal, já vem sendo explorada no âmbito do Projeto GIGA, podendo vir a ser uma peça fundamental para a construção de aplicações multimídia no futuro e, mais ainda, para o enriquecimento da experiência dos usuários.