Notícias‎ > ‎

Projeto GIGA presente em workshop internacional sobre IMS

20/11/2009

O pesquisador do Projeto GIGA, Isidro Lopes da Silva Neto, participou do “5th International FOKUS IMS Workshop 2009”, que ocorreu entre os dias 11 e 12 de novembro de 2009, em Berlim.

Trata-se de um evento de grande representatividade para o Projeto GIGA, em particular, para alguns temas abordados no projeto, como a “Distribuição de Mídia Digital para Educação e Telemedicina” e “TV Experimental”, que podem ser vistas como soluções para redes IMS (IP Multimedia Subsystem), seguindo o atual cenário de convergência.

Entre os temas discutidos, ao longo do workshop, estavam os padrões web e Telecom para construção de serviços e aplicações multimídia e várias demonstrações para web móvel e IPTV. Segundo o pesquisador, a web está deixando de ser apenas uma “web de dados”, para se tornar também uma “web de serviços”, onde é possível a construção de aplicações que misturam habilidades de serviços web e telecom, visando oferecer soluções centradas no usuário - no que se refere à usabilidade e completude de suas necessidades. Estas aplicações deverão estar disponíveis independentemente da rede e do dispositivo de acesso a estes serviços.  Nesse caso, a rede experimental do Projeto GIGA seria um ambiente de comunicação de alto desempenho, onde estes serviços poderão ser implantados, não somente para os objetivos formais do projeto, mas também para desenvolvimentos futuros.

Neste contexto, o evento possibilitou validar a concepção do Projeto GIGA em relação às tendências de mercado e de padronizações e, principalmente, a identificação de soluções que poderão ser empregadas na execução do projeto.