Notícias‎ > ‎

Serviço CatBus disponível nas TVs Comunitárias de Campinas e Taubaté

15/05/2011

O CPqD instalou em duas TVs comunitárias do interior do Estado de São Paulo – em Campinas (Canal Oito) e em Taubaté (TV Cidade) – o serviço de armazenamento, catalogação e busca de conteúdo audiovisual – o CatBus. A ferramenta é fruto do Projeto GIGA que tem apoio do FUNTTEL, do Ministério das Comunicações, por intermédio da FINEP. Trata-se de resultado prático de um subprojeto de TV experimental que permite o armazenamento do conteúdo produzido e oferece facilidades na localização posterior desse conteúdo.

O conteúdo produzido pelas TVs deverá ficar armazenado nos servidores do CPqD para ser compartilhado com os parceiros do projeto. A catalogação é realizada segundo algumas descrições do material. Essas descrições estão na forma de metadados definidos pelo modelo Dublin Core – padronização largamente utilizada na área educacional que utiliza propriedades para a descrição de recursos. Nesse modelo, são utilizadas informações como título, assunto, criador, descrição, publicador, contribuidor, data, tipo, formato, identificador, fonte, linguagem, relação, contexto e direitos.

Segundo a pesquisadora do CPqD, Nilsa Toyoko Azana, que coordena a TV experimental, a ferramenta instalada nas duas TVs comunitárias trará facilidades na localização do material audiovisual produzido. “Como se trata de arquivos que demandam grande largura de banda, será necessário o acesso via rede de altíssima velocidade, como a Rede GIGA”, comenta a pesquisadora.

A ferramenta colaborativa desenvolvida pelo CPqD permite a comunicação entre várias plataformas utilizando Web Services, e sua implementação é baseada na troca de mensagens SOAP, que utiliza HTTP e serialização em formato XML.