Notícias‎ > ‎

Transferência de Tecnologia em redes ópticas intraprediais

25/03/2011

Pesquisadores do Projeto GIGA realizaram a transferência de resultados tecnológicos para a equipe da empresa interveniente (PWT). A transferência foi formalizada durante reunião realizada para validar e transferir o conhecimento tecnológico do projeto da Caixa Terminal Óptica (CTO) otimizada, que foi desenvolvida conforme os requisitos apresentados pela PWT durante o workshop realizado em setembro de 2010. 

Nas redes ópticas de distribuição, a CTO é o elemento de transição entre a rede externa e a rede que atende ao ambiente do usuário. O diferencial do projeto desenvolvido é a inclusão, num único elemento de rede, das diversas funcionalidades demandadas pelo mercado brasileiro. Desta forma, o projeto possibilita a sangria do cabo principal, a realização de até duas derivações, a acomodação de divisores ópticos e a terminação do cabo drop em conectores ou emenda. 

Os próximos passos são a confecção de um protótipo físico, usando técnicas de prototipagem rápida e a validação funcional nos laboratórios da Rede GIGA, LabROIP e Piloto de Rede Óptica de Distribuição (ODN).