Notícias‎ > ‎

Formalizada parceria com o CineGrid

16/11/2009

Entre os benefícios previstos, podemos citar os seguintes:

  • Ampliação da fronteira tecnológica do CPqD e do Projeto GIGA – Rede  Experimental de Alta Velocidade, inserindo-os no modelo de colaboração global que permite o compartilhamento de recursos e conhecimento entre entidades e projetos em escala internacional.
  • Cumprimento a meta estratégica do Projeto GIGA Fase 2 de fazer uso mais intensivo da rede experimental não só para aplicações ordinárias, mas também para aplicações científicas e em grade, e de altíssima largura de banda, que é o caso específico da experimentação com a distribuição de cinema digital de 4K (qualidade 4 vezes superior a do sistema HDTV) e outras aplicações (p. ex., vídeo-conferência e apresentações ao vivo em HDTV) a serem propiciadas pela comunidade CineGrid.
  • Ampliação da visibilidade do Projeto GIGA e de sua Rede Experimental no âmbito nacional e, principalmente, junto aos seus principais stakeholders: Ministério das Comunicações, Conselho Gestor do Funttel, Finep, RNP e universidades.
  • Possibilitar um mundo novo de oportunidades de inovação em serviços e aplicações, ao CPqD e seus parceiros universitários.

   Vigência:  Outubro de 2010

   Representante:  Alberto Paradisi