Notícias‎ > ‎

Fatos Relevantes - Agosto de 2009

03/09/2009
  • Criação de circuitos virtuais automáticos na Rede GIGA: a partir dos testes de Dragon e OSCARS, realizados pelos pesquisadores no mês de agosto, a Rede GIGA conta com a integração de novos elementos de rede que visam controlar a criação de circuitos virtuais automáticos baseando-se em um plano de controle GMPLS. O CPqD também participou de testes com universidades de Santa Catarina (UFSC) e do Pará (UFPA) para a implantação de uma rede overlay baseada em circuitos virtuais de camada 2 (QinQ sobre VPLS). Este tipo de experimento permitirá a criação de uma nova rede (rede Cipó, do projeto FuturaRNP), com participantes de todo o Brasil, que interligarão seus laboratórios (Pods) para experimentos com plano de controle baseado em GMPLS. A criação desta rede overlay será possível com a interconexão da Rede GIGA com a rede Ipê da RNP, além de conexões das redes metropolitanas nacionais a este backbone.
  • Projeto GIGA inicia desenvolvimento em tecnologias de monitoração in-line de Polarization Mode Dispersion (PMD).  Este efeito conhecido como birrefringência alarga os pulsos ópticos propagantes, causando elevada taxa de erros na recepção e, como esta penalidade, cresce de modo quadrático com taxa de transmissão, a qualidade do sinal piora 16 vezes ao passar de sistemas de 10 Gb/s para 40Gb/s. Como etapa inicial deste desenvolvimento, um pesquisador do Projeto GIGA realizou em agosto, atividades com outros pesquisadores nos laboratórios da Universidade do Kansas. A tecnologia que está sendo avaliada permite monitorar o efeito da PMD sem a interrupção do sistema e os pesquisadores do CPqD planejam aprimorar as tecnologias envolvidas possibilitando a monitoração on-line e automatizada. Os testes deverão acontecer na Rede Experimental do Projeto GIGA que interliga Campinas, Jundiaí, São José dos Campos, São Paulo, Rio de Janeiro.
  • Portal de Webinários Técnicos: foi implantado na Rede GIGA um portal para a realização de webinários técnicos ao vivo e on demand. Através deste portal, pesquisadores e outros interessados do mundo todo poderão assistir aos eventos e conhecer melhor os desenvolvimentos e as competências tecnológicas do CPqD, bem como os resultados das pesquisas realizadas. A Rede GIGA possibilita potencialmente que 8000 pessoas assistam simultaneamente a webinários, com alta qualidade. O primeiro webinário, "Visão Geral sobre redes WDM" foi realizado no dia 21/agosto/2009. 
  • Serviços para Telemedicina e Teleeducação: um pesquisador do Projeto GIGA participou do Fórum da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) realizado no Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFCC), visando agregar novos parceiros interessados em realizar projetos de Telemedicina. Pesquisadores também acertaram, em reunião com Ricardo Mucci e José Chaves Felipe de Oliveira, diretores da TV Cultura, o acesso do CPqD ao canal multiprogramação da TV Cultura bem como o acesso ao seu acervo digitalizado, que poderão ser utilizados como conteúdo nos novos experimentos planejados pelo Projeto GIGA – Fase 2, nas áreas de Distribuição de Mídia Digital e TV Experimental.